quinta-feira, 15 de julho de 2010

Billabong Pró - Mineirinho recupera posição

Por Redação Waves em 15/07/10 11:12 GMT-03:00

Adriano de Souza garante vaga no terceiro round. Foto: © ASP / Cestari.
O paulista Adriano de Souza recuperou-se da derrota no primeiro round e venceu o sul-africano Shaun Jobert na repescagem do Billabong Pro, quarta etapa do ASP World Tour que começou nesta quinta-feira (15/7) em Jeffreys Bay, África do Sul.

Com ondas realmente clássicas, o pico funcionou a todo vapor. Direitas extensas com até 2 metros encaixaram com perfeição na bancada, conhecida por ser um dos melhores point breaks do planeta.

Para vencer na repescagem, Adriano de Souza soube aproveitar toda velocidade que esta onda pode oferecer e atacou forte o lip com batidas e rasgadas, para conquistar notas 8.43 e 7.17 que lhe garantiram uma vitória sem maiores dificuldades, por 15.70 a 9.44 pontos.


Mick Fanning tem melhor soma de pontos do primeiro dia. Foto: © ASP / Cestari.
Antes disso, no primeiro round, o brasileiro foi derrotado pelo português Tiago Pires e junto com o norte-americano Tim Reyes caiu para a repescagem. O vencedor do duelo demonstrou grande sintonia com o local e castigou as ondas com manobras bem aplicadas e conectadas, além de descolar alguns tubos.

O potiguar Jadson André e os catarinenses Marco Polo e Neco Padaratz são os outros brasileiros que disputam a prova. Todos foram derrotados no primeiro round e aguardam para disputar a repescagem.

Atual campeão mundial, o australiano Mick Fanning conquistou a melhor soma de pontos do dia. Com notas 7.87 e 8.83, ele obteve 16.70 pontos para despachar sem dificuldades o havaiano Roy Powers e o sul-africano Sean Holmes.

Fanning, que é detentor de dois títulos mundiais, já foi campeão desta etapa duas vezes, em 2002 e 2006. Com fortes manobras, ele dilacerou as perfeitas paredes de frontside.

"As condições mudaram um pouco em nossa bateria e demos um pouco de sorte. Estávamos todos em busca dos tubos, que apareceram bastante nas baterias anteriores, mas eles não rolaram", lamenta Mick Fanning. "Então reajustei meu surf para as condições e me foquei totalmente nas manobras. Se os tubos tivessem aparecido eu teria ido em busca deles".

Atualmente na quarta posição do ranking, o australiano está confiante em sua habilidade nesta onda e quer repetir arrancada rumo ao primeiro posto que realizou em 2009.

"Neste ano, você tem que levar todas as baterias a sério. Existem muitas ameaças e até mesmo os novatos podem fazer estragos. Me sinto como se estivesse surfando bem durante todo ano e estou focado em cada bateria. Espero que isso me leve a um resultado sólido", diz Mick Fanning à assessoria de imprensa da ASP.

Já o sul-africano Jordy Smith, mostrou porque pode ser o homem mais perigoso em casa. Ele deixou em combinação o australiano Tom Whitaker e o francês Joan Duru, ao obter 16.37 pontos, conquistados com manobras de muita pressão e um belíssimo tubo.

"Acho que o único tipo de pressão que existe é a que eu coloco em mim mesma. Ganhar o campeonato em Durban na semana passada foi uma grande sensação, mas este é o lugar onde gosto de estar. Surfar Jeffreys com apenas outros dois caras no outside é uma experiência incrível", revela Jordy Smith.

"Ser o número dois do mundo e estar em meu país é um sentimento interessante. Obviamente quero conseguir um bom resultado e deixar meu país orgulhoso, mas tudo isto não está em minha cabeça quando estou no outside, tudo que penso é em fazer meu melhor surf. Jeffreys está bombando. Espero que eu possa manter ese ritmo nos próximos dias", complementa Jordy Smith.

Atual líder do ranking, o eneacampeão Kelly Slater quase não chegou a tempo de sua bateria, devido a uma série de atrasos sofridos em seus vôos. Mesmo assim, nada foi suficiente para deter o norte-americano que com 15.95 pontos somados, mandou seu compatriota Damien Hobgood e o Sul-africano Shaun Jobert para a repescagem.

Slater botou para dento de todos os tubos que apareceram e radicalizou forte nas manobras e completou até um 360º.

"Tudo que poderia ter dado errado em minha viagem para cá, aconteceu. Meu voo saiu atrasado da costa Leste por causa de uma tempestade, em seguida houve falhas mecânicas e mais atrasos. Estive durante a noite em Joanesburgo e minhas malas não apareceram. Acho que levei umas 40 horas de porta a porta e acabei chegando só nesta manhã. Às vezes, tudo tem uma razão para acontecer, mas no fim das contas me diverti surfando a bateria e avancei direto ao terceiro round", comemora Kelly Slater aliviado.

Atualmente à frente de todo pelotão de competidores, ele continua buscando o inédito décimo título mundial e segue em busca de mais um resultado sólido em Jeffreys Bay.

"Todos os eventos são importantes para conseguir resultados, mas você sabe definitivamente quando tem que quebrar tudo. Estamos nos aproximando da metade da temporada e ninguém quer cair fora", explica o líder do ranking.

Agora com o sistema ASP World Title Race em ação, muitos atletas enfrentam uma batalha dramática para sobreviver ao corte do meio da temporada. Depois disso serão apenas 32 homens no lugar dos 45.

O tricampeão mundial Andy Irons, vencedor da etapa de Jeffreys em 2004, finalmente demonstrou uma performance convincente nesta temporada. Com 14.77 pontos somados, ele não deu chances a Jadson André e ao australiano Jay Thompson.

"J-Bay é um lugar especial para mim. Aqui eu tive alguns dos melhores resultados de minha carreira, mas também tive as mais duras derrotas. Voltar aqui depois de ter passado um ano desligado do circuito é incrível e me traz um ótimo sentimento", conta Andy Irons.

Atualmente na 23ª posição do ranking, ele busca um bom resultado nesta etapa e na próxima do Tahiti, para escapar do corte. "Estou feliz em ter passado o primeiro round. No último evento no Brasil em 13º, mas como fui mal cai para 23º, portanto este é um evento importante para mim. Ninguém está imune ao corte e isto pode ser estressante", ressalta o havaiano.

O Billabong Pro Jeffreys Bay recomeça nesta sexta-feira às 2 horas da manhã (horário de Brasília). Logo na primeira bateria do dia, Jadson André tem uma nova chance e encara o experiente local convidado Sean Holmes.

No sétimo confronto, Marco Polo enfrenta o norte-americano Damien Hobgood e no nono duelo, Neco Padaratz compete contra o havaiano Roy Powers.

Confira mais fotos em nossas próximas atualizações.

Repescagem do Billabong Pro Jeffreys Bay 2010

1 Adriano de Souza (Bra) 15.70 x Shaun Joubert (Afr) 9.44
2 Bede Durbidge (Aus) 16.17 x Dale Staples (Afr) 14.67
3 Jadson Andre (Bra) x Sean Holmes (Afr)
4 Taylor Knox (EUA) x Joan Duru (Fra)
5 C.J. Hobgood (EUA) x Tim Reyes (EUA)
6 Michel Bourez (Tah) x Blake Thornton (Aus)
7 Damien Hobgood (EUA) x Marco Polo (Bra)
8 Kieren Perrow (Aus) x Jay Thompson (Aus)
9 Roy Powers (Haw) x Neco Padaratz (Bra)
10 Tom Whitaker (Aus) x Tanner Gudauskas (EUA)
11 Jeremy Flores (Fra) x Brett Simpson (EUA)
12 Daniel Ross (Aus) x Dusty Payne (Haw)
13 Luke Stedman (Aus) x Drew Courtney (Aus)
14 Luke Munro (Aus) x Travis Logie (Afr)
15 Pat Gudauskas (EUA) x Ben Dunn (Aus)
16 Dean Morrison (Aus) x Mick Campbell (Aus)

Primeira fase

1 Adam Melling (Aus) 12.17, Taylor Knox (EUA) 10.80 e Luke Munro (Aus) 10.17
2 Andy Irons (Haw) 14.77, Jay Thompson (Aus) 10.56 e Jadson Andre (Bra) 9.24
3 Nate Yeomans (EUA) 15.83, Bede Durbidge (Aus) 13.74 e Luke Stedman (Aus) 11.43
4 Dane Reynolds (EUA) 15.30, Marco Polo (Bra) 12.97 e Daniel Ross (Aus) 12.10
5 Bobby Martinez (EUA) 16.43, Jeremy Flores (Fra) 13.37 e Blake Thornton (Aus) 7.60
6 Tiago Pires (Por) 15.23, Tim Reyes (EUA) 13.27 e Adriano de Souza (Bra) 9.07
7 Jordy Smith (Afr) 16.37, Joan Duru (Fra) 11.90 e Tom Whitaker (EUA) 10.57
8 Kelly Slater (EUA) 15.93, Damien Hobgood (EUA) 14.40 e Shaun Joubert (Afr) 12.37
9 Taj Burrow (Aus) 15.20, Dale Staples (Afr) 13.34 e Kieren Perrow (Aus) 9.83
10 Mick Fanning (Aus) 16.70, Sean Holmes (Afr) 10.27 e Roy Powers (Haw) 8.33
11 Kekoa Bacalso (Haw) 13.60, Neco Padaratz (Bra) 9.60 e C.J. Hobgood (EUA) 9.17
12 Fredrick Patacchia (Haw) 12.60, Tanner Gudauskas (EUA) 12.34 e Patrick Gudauskas (EUA) 11.27
13 Matt Wilkinson (Aus) 13.53, Dean Morrison (Aus) 11.76 e Michel Bourez (Tah) 7.43
14 Chris Davidson (Aus) 15.17, Mick Campbell (Aus) 12.86 e Brett Simpson (EUA) 11.63
15 Adrian Buchan (Aus) 14.87, Ben Dunn (Aus) 11.50 e Dusty Payne (Haw) 10.77
16 Owen Wright (Aus) 15.56, Travis Logie (Afr) 13.93 e Drew Courtney (Aus) 7.73

fonte: http://www.waves.com.br as 16:50 hrs do dia 15/07/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário